top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Por que viajar é necessário?

Sobre viajar e o conceito de se criar uma cultura de experiência, de como é importante sair de casa e conhecer outras visões de mundo.

Aqui estão 9 efeitos que uma boa viagem tem na sua vida.

1. Estimula a sua criatividade.

Um estudo recente descobriu que pessoas que trabalhavam no exterior eram mais criativas e inspiradas do que aquelas que permaneciam em suas cidades. Por que? A resposta está na imersão cultural.

As pessoas que a longo prazo, incluem uma nova cultura em suas identidades, são mais criativas.

Agir como os locais por um tempo abre sua mente, te forçando a pensar de maneiras diferentes e alternar entre as diferentes ideias. É um conceito que os cientistas chamam de "flexibilidade cognitiva." E quanto mais "cognitivamente flexível" você é, mais criativo você será.

Então, basicamente, comer escorpiões assados ​​em sua aventura asiática (ou qualquer outra experiência local ao redor do mundo) pode torna-lo uma pessoa mais criativa e interessante. Simples.

Hakuna Matata

2. Isso o torna mais confiante.

Você já desbravou o mundo, conheceu geleiras na Islândia, comeu ensopado de urso na Estônia, passeou entre tigres e elefantes na Tailândia, bebeu absinto na Eslováquia, curtiu Amsterdam e Las Vegas, embora não lembre direito, conheceu todo o romantismo de Florença com seu novo amor local e voou de asa delta pelas Ilhas Canárias.

É normal se sentir desconfortável, viajar para um lugar completamente desconhecido pode parecer assustador. Mas uma vez que você mergulha e supera seus medos, uma sensação de poder surge.

Skólastræti, Islândia

Após todo esse acúmulo de experiência, você se torna capaz de acreditar nas suas habilidades, e realizar qualquer coisa que esteja disposto a fazer.

3. Você se torna um solucionador de problemas

Passar um tempo vendo outra cultura abre sua mente para as alternativas do mundo, o que te ajuda a perceber que existem várias maneiras de resolver o mesmo problema.

Para ficar mais claro, existem uns caras que estão lá fora, montados em camelos, enquanto você está preocupado sobre a forma de abordar seu chefe. Isso te ajuda a lembrar que há muitas maneiras de viver a vida. E, por isso, há definitivamente mais do que uma maneira de abordar seu chefe.

Vagões de trem não tem wifi na Índia.

4. E mais humilde, também.

Quando estamos cercados pelas paisagens do mundo, seja selva, montanha, floresta ou mar, descobrimos que o mundo é um lugar realmente grande e bonito. Comparados à vastidão do mundo, somos apenas formigas. Observar sua grandeza nos dá a real proporção do quanto somos "insignificantes", e isso nos torna mais humildes também.

Sem alterações na paisagem, percebemos mudançãs dentro de nós.

Se você nunca experimentou viver sem eletricidade e celular, deveria. Não só é uma experiência de construção de personalidade, mas também é abrir mão dos seus luxos modernos, assim, quando voltar a ter, fará com que crie um novo respeito por aqueles que não os têm.

5. Isso o torna mais aberto a coisas novas.

Não é todos os dias que temos a chance de beber sangue de cobra no Vietnã, então, quando tiver a oportunidade de fazer coisas absurdas, faça.

"Cavalheiros, excelente"

Tentar coisas novas quando se está viajando te deixa mais aberto na sua vida cotidiana também.

Conhecer pessoas(ou, talvez, cobras) de culturas fora do seu ciclo social expande seus horizontes, o que significa que você também vai enxergar coisas novas quando voltar para casa.

6. Viajar pode ajudá-lo a reinventar-se.

Viagem de reinvenção já é algo bem comum. As pessoas viajam o tempo todo em busca de um novo sentido, ou um novo começo.

Eu nunca tinha parado pra pensar nisso.

E a melhor parte é que realmente funciona, viajar nos ajuda a olhar para as nossas vidas de uma distância tanto física quanto metafórica.

Fazer uma pausa das nossas atividades, quando isso for possível, nos ajuda a contemplar nossas vidas, e potencialmente redefinir o caminho que estamos tomando em nossa jornada.

7. Faz com que você tenha menos medo das coisas.

Ter medo é natural, a única forma de ultrapassar, é enfrentando. Geralmente ao decidir enfrentar o medo, percebemos que não era assim tão assustador quanto parecia antes.

Será que é fundo?

Com o tempo, vamos superando todos os medos, como o medo de ser comido ao nadar com tubarões, ou de errar ao praticar uma nova língua. Viajar te faz muito mais corajoso, tanto na estrada quanto em casa.

8. Isso te faz mais feliz.

As experiências especificas de uma viagem ultrapassa, e muito, o prazer de comprar ou adquirir algo.

A grande barreira da felicidade é a adaptação, nós compramos coisas para nos sentirmos felizes e bem sucedidos. Mas isso é temporário, pois coisas novas são ótimas no início, mas depois nos acostumamos a elas. Mesmo que você ame tudo o que tem, e que sinta que essas coisas fazem parte de você, vocês permanecem separados. Por outro lado, nós somos a soma total das nossas experiências, e o que vivemos em uma viagem, nos compõe como parte de nós.

Meu amigo Ingo, saltitantando de felicidade ao descobrir geisers.

9. Te faz se sentir mais vivo.

Quando descemos do avião, um cronometro começa a contar, é o tempo que temos para aproveitar acabando.

Quando viajamos temos a oportunidade real de aproveitar o presente, mesmo que você monte um roteiro e planeje todos os detalhes com antecedência, é necessário abrir margens para improvisos, já que todas as nossas decisões alteram imediatamente o resultado da nossa experiência. Está tudo acontecendo ao vivo, e você está segurando o controle.

Para viajar não precisa pagar caro. Não existe maneira exata. Não precisa nem ir muito longe. Viaje para uma cidade vizinha ou até mesmo em sua própria cidade - existem quantos lugares por perto, mas que você ainda não foi explorar?

Post Patrocinado: Vision Viagens

Nossos clientes não são simples turistas, eles são um agregado de mente aberta, espontâneos e cheios de energia, procurando por aventuras, e não souvenirs. Eles querem mergulhar em culturas desconhecidas, e não apenas observá-las. Eles querem levar para casa histórias inesquecíveis, do tipo que você não pode inventar. E o que torna tudo isso real, é conhecer os outros viajantes ao longo do caminho.

Viaje agora com a Vision, todo os destinos do mundo na palma da sua mão, com até 35% de desconto

Um Sergipano que se amarra em e cair na estrada, adepto da filosofia "só tem um jeito de saber". Ele escreve sobre viagens no blog VisionSoul, mas pode ser encontrado também no Facebook e no Instagram.

bottom of page