top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Pode comer mas com restrições


Por: Amanda Medeiros,

Nutricionista

Ovo

Benefícios

Há alguns anos, os estudos científicos vêm mostrando que o ovo não é vilão. O alimento é rico em diversos nutrientes, principalmente colina (presente na gema), que faz bem para os olhos e para a memória. Comer ovo é permitido para quem tem colesterol alto, pois é necessário o consumo mínimo de gorduras diárias a fim de fazer absorção de vitaminas A, D, K e E. Além disso, é um alimento completo em proteína, de fácil digestão e absorção, contribuindo para manutenção da nossa integridade celular, em especial, da musculatura. Na gema, há Vitamina D, que é absorvida diretamente no intestino.

Quantidade

Depende de cada pessoa. 2 por dia são suficientes. Devemos consumir o ovo inteiro – clara e gema. Muitos descartam a gema, que é onde há grande parte dos nutrientes.

Chocolate Durante muitos anos, o chocolate foi apontado como desencadeador de espinhas e condenado em qualquer alimentação saudável. Hoje, as pesquisas mostram que o tipo com maior percentual de cacau (70% ou mais) ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, processos inflamatórios no organismo, a melhorar o humor e a combater o envelhecimento precoce.

Quantidade

O ideal é consumir 30g por dia, dos tipos com maior concentração de cacau.

Manteiga

Melhor que margarina

Durante muito tempo, quando comparada à margarina, a manteiga foi considerada vilã. Muitas pessoas comem margarina achando que é muito mais saudável, pois a manteiga possui colesterol. Muito pelo contrário, a manteiga é gordura extraída do leite, rica em vitamina A e ácido butírico (uma substância que melhora a saúde intestinal). Já a margarina é um derivado da gordura vegetal, um produto totalmente químico, feito pela indústria. A margarina tem a mesma formulação química do plástico. É um veneno para a saúde. Se você observar o rótulo, poderá verificar que as margarinas podem ter até 20 ingredientes na composição, para ter textura, cor, sabor. O nosso corpo sabe lidar com o colesterol, mas não sabe lidar com tantos produtos químicos presentes ali. Isso significa que você vai começar a comer quilos de manteiga por dia? Não! Mas a partir de hoje já pode fazer as melhores escolhas.

Quantidade

Lembrando que, mesmo sendo mais saudável, o consumo da manteiga deve ser moderado. A melhor opção é usar o azeite no lugar das duas, porque é uma gordura vegetal benéfica à saúde. Para um adulto médio, 1 colher de sopa ao dia é o indicado. Lembre-se: se comer demais, o azeite engorda.

Carne de porco

De olho no corte

Os cortes magros do porco são saudáveis, podendo ter menos gordura e colesterol até mesmo que algumas partes do frango. Claro que o bacon e o torresmo estão fora dessa lista. Por isso, as famílias podem sim colocar a carne suína como opção proteica da refeição. Lembre-se de preparar com cuidado e cozinhá-la muito bem. Os cortes mais magros do porco são lombo e filé mignon suíno.

Quantidade

De um forma geral, o ideal seria se, no consumo familiar, aparecesse semanalmente, 2 vezes peixe, 2 a 3 vezes frango, 1 a 2 vezes carne bovina e 1 vez por semana a carne de porco. É indicado o consumo acompanhado de verduras, como a couve.

Café

Equilíbrio

O café em excesso pode causar muitas alterações ruins no organismo, como gastrite, dor no estômago, estresse, taquicardia e tremedeira. Porém, doses pequenas de café podem trazer muitos benefícios ao corpo, esses incluem diminuição de doenças cardiovasculares e respiratórias. O café possui antioxidantes e melhora o humor. Café faz bem, porque ativa funções cerebrais e estimula a pessoa a fazer exercícios.

Quantidade

Recomendação: no máximo três xícaras pequenas por dia, longe das principais refeições (almoço e jantar), pois o café atrapalha a absorção de nutrientes importantes, como o ferro.

Colesterol

Vá devagar

Os alimentos ricos em colesterol, como ovos, carnes vermelhas gordas, mariscos, embutidos, manteiga e queijos amarelos devem ser ingeridos com moderação, pois elevam, mesmo que moderadamente, os níveis do colesterol LDL (ruim).

Camarão

O camarão pode ser consumido por pessoas que têm colesterol alto, pois embora contenha muito colesterol, a quantidade de gorduras ruins é pequena. Evite o preparo frito. A mesma indicação serve para os demais mariscos

Coração de galinha

As vísceras, como coração de galinha, apresentam grande quantidade de colesterol. Além disso, gorduras ruins. Por isso, deve ser desestimulado seu consumo, principalmente em pacientes que apresentam aumento de gordura no sangue. Se você não resistir, prefira o alimento grelhado.

Atenção

Não existem alimentos gordurosos liberados à vontade para quem apresenta níveis elevados de colesterol. Cada indivíduo apresenta um nível de risco e fatores que o seu médico deverá orientar, para diminuir o risco de agravamento de certas doenças cardiometabólicas.

___________________

Amanda atende na Clínica Splendore, localizada na Avenida Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131. Centro Médico Jardins - Sala 705.

bottom of page