Política by Adiberto de Souza

September 26, 2018

 

Elas contra #Ele

 

Maioria do eleitorado brasileiro, as mulheres vão decidir as eleições presidenciais. Para desespero do candidato Jair Bolsonaro (PSL), 50% das mais de 77 milhões de eleitoras estão contra #Ele e prometem rodar a baiana para derrota-lo nas urnas. O candidato está colhendo o que plantou durante anos. Ao longo da vida, Bolsonaro coleciona frases machistas tipo: “Não te estupro porque você não merece”; “Você é uma idiota, uma analfabeta”; “Mulher deve ganhar salário menor porque engravida”. Agora, diante da forte reação feminina, o marketing do capitão-do-mato tenta encontrar uma saída para reduzir a exagerada rejeição a #Ele. E o machista Bolsonaro sente-se impotente para reagir contra a força das mulheres, vistas por ele como um ser inferior, indigno. Aliás, se arrependimento matasse, o candidato já tinha partido desta pra melhor. Cruzes!

 

Paz e amor

 

Ao contrário do que se comentava antes da campanha, o candidato a governador Mendonça Prado (DEM) tem evitado criticar o oponente Eduardo Amorim (PSDB). Em 2014, Mendoncinha dizia o diabo do adversário tucano. Segundo ele, quando foi secretário estadual de saúde, Amorim destruiu o setor: “Incompetência e desvio de finalidade dos recursos públicos fizeram com que Eduardo Amorim fosse demitido sumariamente”. Misericórdia!

 

Sem censura

 

E a Justiça Eleitoral tem rejeitado todos os pedidos de censura formulados pelos partidos. O TRE se recusou a proibir que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) diga que a campanha adversária é feita pelo "marketing do mal". O pedido de censura foi protocolado pelos candidatos Belivaldo Chagas (PSD) e Jackson Barreto (MDB). Vixe Maria!

 

Livres pra voar

 

O PSL sergipano está liberado para participar das eleições. O Tribunal Superior Eleitoral deferiu o documento de regularidade partidária, antes negado pelo TRE porque a legenda não tinha registrado 30% de candidaturas femininas. De acordo com Mário Vasconcelos, advogado do PSL, com a decisão de ontem, só não disputará o pleito quem tiver outro problema de inelegibilidade. Seria essa uma indireta para João Tarantela? Crendeuspai!

Casa cheia

 

A oposição ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) está surpresa e incomodada com o desempenho dele na campanha dos candidatos a governador Belivaldo Chagas (PSD) e a senador Jackson Barreto (MDB) e Rogério Carvalho (PT). O comunista tem participado de carreadas e caminhadas na periferia de Aracaju. Ontem, Nogueira reuniu mais de mil pessoas numa casa de shows para pedir apoio aos três candidatos. Marminino!

 

Nova tentativa

 

O candidato a governador Eduardo Amorim (PSDB) acha que os Valadares (PSB), Jackson Barreto (MDB) e Belivaldo Chagas (PSD) são farinha do mesmo saco. “Há quatro anos, eles estavam juntos e eu os enfrentei. Infelizmente, a mentira venceu. Agora enfrento todos eles de novo”. Então, tá!

 

Batendo em retirada

 

Com olhos apenas para o pré-sal, a Petrobras deixou de concentrar investimentos nas áreas maduras. Resultado disso foi a queda em 38% da produção das bacias nordestinas. No mar do Nordeste a produção de petróleo despencou 60%. Nos últimos anos, a estatal vem desarmando o circo em nosso estado. Maior exemplo disso foi a suspensão do investimento de 12,5 bilhões de dólares que a Petrobras pretendia fazer em Sergipe e Alagoas entre 2015 e 1018. Uma lástima!

 

E o reajuste?

 

Alguém aí no governo de Sergipe sabe quando o servidor terá direito, ao menos, à reposição da inflação? Com as calças na mão, pois já vendeu o cinto para suprir necessidades básicas, a galera está fazendo promessa até para Santo Expedito. Por sua vez, o governo segue com a velha ladainha de que está quebrado e coisa e tal. Vem cá, o que o coitado do servidor tem a ver com isso? Só Jesus na causa!

 

O rejeitado

 

Pesquisa do Ibope revela que este governo temerário tem aprovação popular de míseros 4% e reprovação de 77%. Quer dizer, a administração do mordomo de filme de terror consegue empatar com a margem de erro, que é de 2% para mais e para menos. Talvez seja por isso, que o candidato a senador André Moura (PSC) não quer gravar uma mensagem de apoio do insosso Michel Temer-Treme (MDB). Homem, vôte!

 

Abra o olho

 

O eleitor deve ter muito cuidado com candidatos tagarelas É preciso analisar o passado dos suplicantes, as propostas apresentadas por eles e denunciar aqueles que tentam se eleger comprando a consciência do cidadão. Não esqueça que a qualidade dos parlamentos depende da boa escolha feita pelo eleitorado. Fique ligado!

 

Recorte de jornal

 

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 31 de agosto de 1911.

Please reload