Política by Adiberto de Souza
- Luxo Aju
- há 3 horas
- 4 min de leitura

A duplicação da BR-235 em Sergipe não sairá do papel neste governo
Entre as tantas promessas que não serão cumpridas até o fim do mandato do presidente Lula da Silva (PT) está a sonhada duplicação da BR-235, trecho entre Aracaju e Itabaiana. Contemplada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra só teve até agora a contratação da empresa responsável de elaborar os estudos e projetos básico e executivo de engenharia. Trata-se de um empreendimento da maior importância para os municípios do agreste sergipano, prejudicados pela dificuldade de escoamento da produção. Apesar de a classe política sergipana ter festejado a promessa da duplicação da rodovia, o governo Lula vai chegar ao fim sem que a anunciada obra receba sequer uma pá de cimento. Lamentavelmente, mais sonho acalentado pelos sergipanos continuará como uma miragem sabe-se lá por quanto tempo. Talvez, para concretizar essa promessa, o governo federal demore tanto ou mais do que a duplicação do trecho da BR-101 em Sergipe, que se arrasta há quase três décadas e ninguém sabe quando será concluída. Uma verdadeira sacanagem com os sergipanos. vôte!
Lei desrespeitada
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), revelou que a maioria dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) - inclusive o de Sergipe - está cobrando um valor acima do teto para a realização de exames médicos e psicológicos, exigidos para a obtenção da Carteira de Habilitação. A Lei Federal determina que médico e psicológico não podem ultrapassar juntos o valor de R$ 180,00. Isso é lei, não é sugestão, não é orientação, é obrigação”, reforçou o ministro. Além de Sergipe, a legislação não é respeitada no Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal. Arre égua
Barco agitado
Conversas de bastidores permitem pressentir que o barco governista começa fazer água. Mesmo ainda pequenas, as aberturas acidentais no casco da embarcação surgiram com as reações contrárias à chapa composta pelos pré-candidatos ao Senado André Moura (União) e Alessandro Vieira (PDB). Outro dia, o presidente da Câmara de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (PSD), levantou a hipótese de rompimento entre a já apelidada “dupla do barulho”. Segundo o pedessista, após Alessandro declarar não ter muito interesse em continuar ao lado dos andrezistas, abriu-se a possibilidade para conversas entre André e o também pré-candidato a senador Edvaldo Nogueira (PDT). Marminino!
Reunião da oposição
Os partidos de direita que fazem oposição ao governo Mitidieri devem se reunir ainda este mês para discutir qual figurino usarão nas eleições deste ano. O encontro político foi anunciado pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (Republicanos). A ilustre negou que já exista uma chapa majoritária praticamente definida e que dificilmente isso ocorrerá na reunião deste mês. Emília fez questão de deixar claro não haver pressa dos oposicionistas em lançar um pré-candidato ao governo de Sergipe. Segundo comenta-se nas esquinas do estado, o excesso de vaidade da maioria dos líderes da oposição tem dificultado se chegar a uma chapa de consenso. Creindeuspai!
Pai coruja
O vereador aracajuano Sávio Neto de Vardo (Podemos) está sorrindo de orelha a orelha com a chegada das filhas Mariah e Mavie. Para o parlamentar, “ser pai de gêmeas é um amor em dobro, uma responsabilidade ainda maior e uma emoção que não cabe no peito”. O vereador Isac Silveira (União) desejou ao colega de parlamento que "essa nova jornada seja repleta de luz e muito amor". Parabéns ao paizão Sávio!
Bem na fita
O Tribunal de Justiça de Sergipe participou do primeiro Mutirão Processual Penal – Pena Justa, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo da ação foi garantir direitos fundamentais de pessoas privadas de liberdade. O esforço resultou na revisão de 2.104 processos, envolvendo presos provisórios, execução penal e casos relacionados à Lei de Drogas. O trabalho do TJSE foi reconhecido pelo CNJ. Em ofício enviado à presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Iolanda Guimarães, o juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi, parabenizou a atuação “exitosa e colaborativa” do judiciário sergipano. Ah, bom!
Visibilidade trans
A Casa Linda Brasil sediou a abertura da XII Semana de Visibilidade Trans de Aracaju. O evento, que segue até a próxima sexta-feira, tem como tema “Qualidade de Vida: viver bem é um direito”. Organizada pela Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis, a Semana oferece oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas, além de palestras e debates. Primeira mulher trans eleita deputada estadual em Sergipe, Linda Brasil destaca que este é um mês de luta e resistência, no qual os movimentos sociais se organizam para discutir políticas públicas que assegurem dignidade e justiça social para as pessoas trans. Então, tá!
Novos partidos
Existem atualmente 23 pedidos de formação de partidos tramitando no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vale ressaltar que apenas a legenda que tenha registrado o estatuto no TSE seis meses antes do pleito pode lançar candidatas e candidatos nas eleições deste ano. Essa também é a condição para que a sigla receba recursos do Fundo Partidário e tenha acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão. A legislação assegura às legendas autonomia para definirem a estrutura interna, a organização e o funcionamento. Hoje, existem 30 partidos registrados na Justiça Eleitoral. Arre égua!
Pouca procura
O baixo número de inscritos (cerca de 13 mil) no concurso para professor da rede estadual revelou o descrédito dos educadores com a condução da educação pelo governo Mitidieri. Esta conclusão é do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (Sintese). De acordo com a entidade, se comparado ao concurso de 2012, que teve mais de 32 mil candidatos, houve uma queda vertiginosa no interesse pela carreira na rede estadual de ensino. “Isso é reflexo de como o governo de Sergipe trata professoras e professores. O desrespeito à categoria, a destruição da carreira, a desvalorização da remuneração, tudo isso fica refletido na queda da procura por este concurso”, avalia o professor Roberto Silva, presidente do Sintese. Misericórdia!
Arthur Bispo do Rosário
Japaratuba está realizando a 23ª edição do Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário. Aberta ontem, a programação segue até a próxima sexta-feira. O evento ocupa a Praça Padre Caio Tavares com programação gratuita voltada à dança, música, artes cênicas, audiovisual e manifestações da cultura popular. Criado em 2002, o Festival leva o nome de Arthur Bispo do Rosário, artista nascido em Japaratuba e reconhecido internacionalmente. O conjunto de sua obra agrega 802 peças com diferentes técnicas, com destaque para a costura e bordado em tecido, em formas de fardões e estandartes. Supimpa!







Comentários